Ibope se contradiz, e pesquisa eleitoral não é divulgada

| Infomoney

12136_2_L.jpg
Imagem: Reprodução

A pesquisa com os dados sobre a corrida presidencial, cuja publicação foi confirmada para esta quarta-feira pelo Ibope, não foi divulgada pela TV Globo nem pelo Estadão, que encomendaram o levantamento. O Ibope registrou a pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00031/2014 na última sexta-feira (14). A divulgação da pesquisa estava prevista para esta quarta-feira (19), conforme pode ser verificado no documento registrado no site do TSE.

Procurada pelo InfoMoney, a assessoria de imprensa do Ibope informou, no início da tarde, que o levantamento seria divulgado pelas empresas que encomendaram a pesquisa no início da noite no site do Estadão, na Globonews e na TV Globo. Após o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, publicar que o levantamento só seria divulgado na noite de quinta-feira porque não estava pronto, o InfoMoney voltou no final da tarde a entrar em contato com a assessoria do Ibope, que confirmou que não apenas o estudo já havia sido concluído como também que já tinha sido repassado para a Globo e para o Estadão. Pela segunda vez, o Ibope também confirmou que a pesquisa seria tornada pública na quarta-feira.

O InfoMoney procurou as assessorias de imprensa da Globo e do Estadão para entender qual era a informação verdadeira, mas ninguém foi encontrado.

Rumores de que a pesquisa eleitoral poderia mostrar a redução da vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre os pré-candidatos da oposição mexeram com a Bovespa nesta quarta-feira. As maiores estatais federais estiveram entre as principais altas do Ibovespa no dia: ordinárias da Eletrobras (6,14%), ordinárias do Banco do Brasil (4,59%) e ordinárias da Petrobras (3,47%). As empresas já tinham registrado um desempenho positivo no pregão de terça-feira. O mercado reagiu positivamente porque os investidores entendem que o governo Dilma é muito intervencionista e prejudica a rentabilidade das empresas estatais.

Infomoney

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s