REQUIÃO REAPRESENTA PROPOSTAS DE REFORMAS DE JOÃO GOULART (@requiaopmdb)

image_large

O senador Roberto Requião reapresentou na sessão plenário do Senado,  nesta quinta-feira (13), duas das Reformas de Base propostas pelo presidente há 50 anos, no Comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. “Por unanimidade, o Congresso restituiu simbolicamente o mandato do presidente Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Agora, queremos dar substância às  homenagens, reapresentando no Senado as propostas que levaram as sua deposição”, disse o senador.

Com o apoio dos senadores Pedro Simon ( PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), Requião recuperou as propostas de reforma agrária e de definição do conceito de empresa brasileira de capital nacional., encaminhando ambas sob forma de projeto de lei, para apre3aiação dos senadores.

Requião demonstrou que as duas reformas propostas há meio século continuam de extrema atualidade, já que a reforma agrária nunca foi feita no país e a definição de empresa nacional sofreu modificações anti-nacionais, que favorecem grandemente as empresas estrangeiras, no governo FHC.

O senador afirmou que  foi a “coragem nacionalista” de  Goulart  que levou as forças conservadoras, aliadas ao capital multinacional e à grande mídia, a derrubá-lo. “Segundo pesquisas do IBOPE À época do golpe, 85 por cento dos brasileiros queriam a permanência de Jango no poder; apenas 15 por cento apoiavam golpe”, lembrou Requião.

A seguir, discurso do senador Roberto Requião, com aparte do senador Pedro Simon e textos dosa dois projetos de leis que revivem as reformas de base apresentados pelos três senadores.

PROJETO DE LEI SOBRE REFORMA AGRÁRIA

PROJETO DE LEI SOBRE EMPRESA BRASILEIRA DE CAPITAL NACIONAL

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s