Atuação apática de vereadores de Guarapuava ganha repercussão estadual

| Rede Sul de Notícias

Atuação apática de vereadores de Guarapuava ganha repercussão estadual

A apática atuação de vereadores de Guarapuava na atual legislatura tem chamado a atenção da imprensa e ganha repercussão estadual. Embora o presidente da Mesa Executiva Edony Kluber (PSD) tenha dito no começo do exercício legislativo de 2014 que a Câmara começaria a apresentar projetos de leis de interessa da comunidade, já que no primeiro ano o mandato serviu como aprendizado, na prática não é isso que está acontecendo.

Uma matéria veiculada pela RPC na noite dessa quarta (12), mas com tema já abordado pela Rede Sul de Notícias, mostra o desinteresse de vereadores para com matérias discutidas no dia. A matéria foi postada no G1 na editoria regional.

A matéria da RPC mostrou que os vereadores João Napoleão passou boa parte do tempo teclando o celular. Ele disse que buscava informações sobre o juiz Joaquim Barbosa a partir de comentários feitos pelo pepista Elcio Melhem na tribuna. Já Marcio Carneiro (PPS) que chegou atrasado na sessão, porque segundo ele, estava acompanhando o prefeito Cesar Silvestri Filho em obras, estava concentrado, mas em troca de mensagens pelo celular. Essas atitudes, porém, passaram despercebidas aos olhos de Kluber. À reportagem ele disse não ter visto as cenas . “Eu não havia observado essa questão, mas eu vou analisar e, dentro do possível, vamos tentar corrigir esse erro, se é que eles estão ocorrendo”, afirmou.

Na parede, com letras visíveis, há um aviso de restrição ao uso de aparelhos celulares no plenário.

Pelo levantamento realizado, após 10 sessões ordinárias e uma extraordinária, apenas três projetos de leis apresentados desde o retorno do recesso de final do ano: um denomina uma rua e é de autoria de Geraldo Pacheco (PT), outro uma estrada rural, assinado por Valdomiro “Jabur” Batista (PRB) e o último, retirado da pauta para retorno futuro, determina que as Ongs (Organizações não Governamentais) prestem contas da aplicação dos recursos na Internet. Esse PL, de autoria dos vereadores Milton Roseira (PP) e Rodrigo Crema (PMDB) coincide com outras leis estadual e federal que tratam do mesmo assunto.

A assessoria de imprensa da Câmara, em contato com a RPC, informou que 10 projetos de leis tramitam nas comissões.

Embora na sessão de ontem os vereadores presentes tenham homenageado uma entidade social com Moção de Aplausos e Congratulações e aprovado um requerimento, Edony Kluber entende que a atuação dos vereadores é normal.

“Não adianta desencadear vários projetos no início do ano e, na sequencia, diminuir. Então eu acho que o pessoal está cadenciando os projetos para que a gente tenha matéria para o ano todo”, justificou.

Embora tenha negado, Milton Roseira Junior (PSDB) estava sonolento. Já Cosme Stimmer (PP) e Cleto Tamanini (PTC) demonstraram cansaço em pouco mais de uma hora de sessão.

Airson Horst (PPS), que não compareceu à sessão, apresentou atestado médico justificando a falta.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s