Atuação apática de vereadores de Guarapuava ganha repercussão estadual

| Rede Sul de Notícias

Atuação apática de vereadores de Guarapuava ganha repercussão estadual

A apática atuação de vereadores de Guarapuava na atual legislatura tem chamado a atenção da imprensa e ganha repercussão estadual. Embora o presidente da Mesa Executiva Edony Kluber (PSD) tenha dito no começo do exercício legislativo de 2014 que a Câmara começaria a apresentar projetos de leis de interessa da comunidade, já que no primeiro ano o mandato serviu como aprendizado, na prática não é isso que está acontecendo.

Uma matéria veiculada pela RPC na noite dessa quarta (12), mas com tema já abordado pela Rede Sul de Notícias, mostra o desinteresse de vereadores para com matérias discutidas no dia. A matéria foi postada no G1 na editoria regional.

A matéria da RPC mostrou que os vereadores João Napoleão passou boa parte do tempo teclando o celular. Ele disse que buscava informações sobre o juiz Joaquim Barbosa a partir de comentários feitos pelo pepista Elcio Melhem na tribuna. Já Marcio Carneiro (PPS) que chegou atrasado na sessão, porque segundo ele, estava acompanhando o prefeito Cesar Silvestri Filho em obras, estava concentrado, mas em troca de mensagens pelo celular. Essas atitudes, porém, passaram despercebidas aos olhos de Kluber. À reportagem ele disse não ter visto as cenas . “Eu não havia observado essa questão, mas eu vou analisar e, dentro do possível, vamos tentar corrigir esse erro, se é que eles estão ocorrendo”, afirmou.

Na parede, com letras visíveis, há um aviso de restrição ao uso de aparelhos celulares no plenário.

Pelo levantamento realizado, após 10 sessões ordinárias e uma extraordinária, apenas três projetos de leis apresentados desde o retorno do recesso de final do ano: um denomina uma rua e é de autoria de Geraldo Pacheco (PT), outro uma estrada rural, assinado por Valdomiro “Jabur” Batista (PRB) e o último, retirado da pauta para retorno futuro, determina que as Ongs (Organizações não Governamentais) prestem contas da aplicação dos recursos na Internet. Esse PL, de autoria dos vereadores Milton Roseira (PP) e Rodrigo Crema (PMDB) coincide com outras leis estadual e federal que tratam do mesmo assunto.

A assessoria de imprensa da Câmara, em contato com a RPC, informou que 10 projetos de leis tramitam nas comissões.

Embora na sessão de ontem os vereadores presentes tenham homenageado uma entidade social com Moção de Aplausos e Congratulações e aprovado um requerimento, Edony Kluber entende que a atuação dos vereadores é normal.

“Não adianta desencadear vários projetos no início do ano e, na sequencia, diminuir. Então eu acho que o pessoal está cadenciando os projetos para que a gente tenha matéria para o ano todo”, justificou.

Embora tenha negado, Milton Roseira Junior (PSDB) estava sonolento. Já Cosme Stimmer (PP) e Cleto Tamanini (PTC) demonstraram cansaço em pouco mais de uma hora de sessão.

Airson Horst (PPS), que não compareceu à sessão, apresentou atestado médico justificando a falta.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s