Só haitianos não recebem salários há meses e sindicato faz piquete em obra

Da Banda B

haitianos

Haitianos trabalham na obra desde abril do ano passado. Foto: AN/Banda B

Trinta haitianos que trabalham na construção de um prédio no bairro Boa Vista, em Curitiba, estão há três meses sem receber salário. Eles foram contratados por um empreiteiro que presta serviço para a construtora responsável pela obra, a Tecnisa. A construção começou em abril do ano passado. Na manhã de hoje (12), os operários se reuniram em frente à obra, na rua Jovino do Rosário, para exigir os pagamentos. Outros trabalhadores que não são imigrantes estão recebendo normalmente.

Os haitianos trabalham na construção desse prédio desde o início das obras, mas têm condições de salários diferentes com o restante do grupo. Eles procuraram o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracon) depois do empreiteiro não cumprir diversos prazos para o pagamento. “A gente checou outras irregularidades também como o fato de que todos recebem cartão-alimentação, cartão-transporte e décimo terceiro. Mas, os haitianos não recebem nada disso”, confirma o diretor do Sindicato, José de Oliveira Lima.

Na tarde desta terça-feira (11) uma reunião foi marcada com o empreiteiro que contratou os trabalhadores imigrantes, mas ele não compareceu. Hoje, representantes do sindicato foram até o local com carros de som e impediram a entrada dos haitianos para trabalhar até que os salários sejam quitados.

A construtora responsável pela obra foi acionada e confirmou que todos os pagamentos e benefícios estão sendo pagos em dia para os empreiteiros. A obra teve os trabalhos afetados e a construtora pode intervir na situação.

Outro lado

Por meio de nota, a Tecnisa informou que efetuou o pagamento aos terceirizados e, ao saber pela reportagem do problema com os funcionários, entrou em contato com o sindicato e garantiu que tudo estará quitado entre hoje (12) e sexta-feira (14).

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s