Em São Paulo, PM vai emprestar coletes para jornalistas usarem em protesto contra a Copa

Estadão

SÃO PAULO – A Polícia Militar de São Paulo divulgou na noite desta terça-feira, 11, que vai oferecer coletes para os jornalistas usarem durante protesto contra a Copa do Mundo marcado para esta quinta-feira, 13. Segundo a PM, o objetivo é "facilitar a identificação visual dos profissionais pela polícia". O uso não é obrigatório.

Os coletes serão oferecidos em forma de empréstimo. Eles estarão disponíveis para retirada no Quartel-General da Polícia Militar a partir das 9h de quarta-feira – o jornalista terá mostrar RG e crachá funcional e deverá devolver o colete no mesmo local de retirada no prazo de três dias úteis.

A polícia informa que a utilização "não exime o usuário de adotar condutas e procedimentos de segurança que visem a resguardar sua integridade física durante a cobertura do evento nos momentos em que haja a configuração de total quebra da ordem pública e seja necessária a atuação enérgica das forças de segurança para a contenção ou dissuasão de manifestantes baderneiros que apresentem comportamento agressivo."

Detenção. No último ato contra a Copa do Mundo em São Paulo, no dia 22 de fevereiro, a Polícia Militar deteve cinco jornalistas – três repórteres e dois fotógrafos – que faziam a cobertura do protesto. Um soldado chegou a aplicar uma gravata em um deles e o atirou no chão. Mesmo tendo se identificado com documentos profissionais, os jornalistas ficaram enfileirados no chão da calçada da Rua Xavier de Toledo e foram presos junto com uma centena de manifestantes, no centro de São Paulo.

Manifesta%C3%A7%C3%A3o%20contra%20a%20Copa%20-%20Epit%C3%A1cio%20PessoaEstad%C3%A3o.jpg

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s