Que coisa feia: Madero não paga 10% e Justiça força acordo para ressarcimento de garçons

A reportagem é da BandNews Curitiba

Um acordo firmado na 1ª Vara do Trabalho de Curitiba determinou que 266 ex-garçons e garçonetes que trabalharam nos restaurantes da rede Madero serão ressarcidos por não terem recebido os 10% que foram cobrados de clientes e que não foram repassados pela empresa a eles. Outros 21 trabalhadores que ainda atuam na rede também serão beneficiados. A ação coletiva foi ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região, o Sindehotéis. A lista dos ex-funcionários está disponível no site http://www.sindehoteis.org.br.

Em nota, o proprietário da rede de restaurantes Madero, Junior Durski, informou que vai fazer 100% do ressarcimento e assumiu que repassava somente parte da taxa de serviço arrecadada aos funcionários, porque, segundo ele, existiam e existem muitos custos sobre esta arrecadação dos 10% da taxa de serviço, como impostos, taxas de cartões de créditos e eventuais cancelamentos de recebimentos. Ele disse também que se baseava na prática do mercado por não existir até hoje uma legislação que regulamente o assunto da cobrança dos 10%. Para compensar, o proprietário da rede afirmou que pratica uma base salarial acima do mercado.

garçon

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s