Pinhais 22 anos: Prefeitura entrega ampliação do Cras Norte

O local passa a contar com um pavimento superior, no qual serão oferecidos ainda mais serviços para a comunidade da região

A Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social entregou à população a ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte. A cerimônia que ocorreu na manhã desta segunda-feira (10) faz parte da programação do aniversário de 22 anos do município. O local passa a contar com um pavimento superior – construído dentro dos padrões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – no qual serão oferecidos ainda mais serviços para a comunidade da região.

Agora, após a ampliação, o CRAS Norte foi contemplado com mais duas salas para atender crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, sendo uma reservada para brinquedoteca. Também faz parte da nova estrutura o Telecentro Comunitário, além do espaço utilizado para almoxarifado.

A secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista, ressaltou que este equipamento vem para ampliar um serviço que já era oferecido nesta região. “É com grande satisfação que inauguramos esta ampliação, um presente para a população durante o mês de aniversário do município. Agora poderemos ampliar a qualidade e a quantidade dos serviços ofertados pelo CRAS”, salientou.

A gestora reforçou também a importância do equipamento uma vez que, dentre a população assistida pelo CRAS Norte, estão mais de 40 jovens inseridos no Programa Projovem. Além disso, é realizado um trabalho de fortalecimento de vínculo, como, por exemplo, com as crianças de até seis anos, na brinquedoteca disponível no local.

Em seu pronunciamento o prefeito do município, Luizão Goulart, falou que este é um espaço já utilizado pelos moradores da região e agora terão à disposição ainda mais serviços, como o telecentro, local com acesso gratuito à internet. “Os estudantes e a comunidade poderão realizar pesquisas que visam ampliar o conhecimento. No caso dos alunos é mais uma importante contribuição para o processo educacional”.

Não somente a população ganha com esta inauguração, como também os servidores que atuam no local, esta foi a afirmação feita pela vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino. “Sempre prezamos pelo atendimento com qualidade, bem como por boas condições de trabalho para nossos colaboradores, neste sentido, ambos os fatores são contemplados com esta ampliação”, concluiu a vice-prefeita.

Questão também citada por Luizão. “O espaço físico é fundamental para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, e, consequentemente, influencia na melhora dos serviços prestados à comunidade”. O prefeito lembrou que a inauguração integra as comemorações do aniversário do município e aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade a participar das festividades que seguem até o dia 23 de março.

Confira a programação completa na página principal do site da Prefeitura.

Estiveram presentes na solenidade, representando o Legislativo Municipal, o vereador Silvio Star; alunos e professores do Colégio Estadual Professora Otília Homero da Silva; além das diretoras Cleusa Anhaia, da Escola Municipal Chafic Smaka e Luciara Silva, do CMEI Cora Coralina. Também participaram a comunidade e servidores da Secretaria de Assistência Social.

Telecentro

Os Telecentros Comunitários são espaços públicos com computadores conectados à internet em banda larga, onde são realizadas atividades por meio do uso livre e programado. O objetivo é de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas, criando oportunidades aos cidadãos.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O setor atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua visibilidade nos territórios. É responsável também pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além disso, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. O Paif consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias.

Serviço

O CRAS Norte está localizado na Rua Nilo Peçanha, número 502, Vila Amélia. Os telefones para contato são: (41) 3912-5627 e (41) 3912-5661.

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s