Requião diz que mesa do Senado e Governo sonegam, informações para blindar TV Globo – @requiaopmdb

image_large

O senador Roberto Requião fez nesta quarta-feira de cinzas (5) um duríssimo pronunciamento contra” as ações evasivas, protelatórias e desrespeitosas” da mesa do Senado e do Governo Federal, que estão tergiversando para responder pedidos de informações que envolvem a T V Globo, protocolados por ele.

Requião relembrou que há quatro meses busca informações oficiais sobre dívidas, multas e empréstimos às Organizações Globo, “mas tudo é feito na medida para proteger a empresa “.

O senador descreveu “os caminhos tortuosos” que percorreram os seus pedidos de informações aos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico. Inicialmente enviados à decisão do plenário, tiveram o despacho alterado e remetidos à Comissão de Constituição e Justiça, para nova tramitação.

Já os pedidos que fez ao Ministério da Fazenda, com base na Lei da Transparência, não foram respondidos sobre a alegação que as informações estão protegidos pelo sigilo fiscal. “Ora, eu fui claro ao fazer o requerimento: eu só pedi dados não protegidos por sigilo. Mesmo assim, o ministro da Fazenda se nega dar as informações”.

Requião considerou ainda desrespeitosa a reposta do ministro da Fazenda, ao seu pedido de esclarecimento sobre as razões da elevação da participação do capital estrangeiro no Banco do Brasil: “Ele me manda perguntar ao Banco Central, que a decisão foi do Banco Central . Quer dizer que uma decisão crucial como esta passa ao largo do ministro da Fazenda, do Governo? Quer dizer que quem manda no Brasil é o Banco Central?”

O senador também considerou “um completo absurdo” a resposta do Ministério da Fazenda ao seu pedido de informação, com base na Lei da Transparência, sobre empréstimos do BNDES à Globo: “Disseram que não sabiam sobre o que eu fosse perguntar ao BNDES”.

TEXTO DO DISCURSO

Veja a seguir o pronunciamento do senador Roberto Requião.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=npo5Lpyuw8s#t=0

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s