Em meio a crise social e política, Ucrânia escolhe pastor evangélico para comandar o país interinamente

Em meio a crise social e política, Ucrânia escolhe pastor evangélico para comandar o país interinamente

A Ucrânia atravessa um momento de crise institucional, com a deposição do presidente Viktor Yanukovich por conta de protestos no país contra a política internacional adotada por ele. Apesar da crise e das mortes entre forças militares e manifestantes, o momento de efervescência social uniu cristãos católicos, evangélicos e ortodoxos, que pedem paz.

Yanukovich foi deposto pelo Congresso do país, e agora, as autoridades procuram pelo ex-presidente para cumprir um mandado de prisão. A crise no país se iniciou quando o então presidente negou um acordo comercial com a União Européia para estreitar ainda mais os laços com a Rússia, algo rejeitado pela população.

O presidente interino do país, Oleksander Turchynov, indicado para comandar a transição política da Ucrânia, é um pastor evangélico e tem uma longa carreira política. Aos 49 anos, lidera uma pequena Igreja Batista, e concilia seu ministério com suas atividades públicas.

Segundo informações do Jornal Nacional, apesar de aceitar o desafio, Turchynov já avisou que não concorrerá nas próximas eleições presidenciais, abrindo a disputa para todos os grupos políticos.

De acordo com informações do WNYT, a União de Igrejas Evangélicas da Ucrânia se reuniu para selar uma posição a respeito da crise, e publicou um documento pedindo que a sociedade ucraniana ponha fim à violência. Um trecho do comunicado diz que “sem arrependimento, graça, perdão e reconciliação, o país continuará dividido e em conflito”, acrescentando: “Esta é a pré-condição para uma profunda transformação espiritual da Ucrânia… Apelamos às igrejas evangélicas da Ucrânia que sirvam para trazer a paz entre as pessoas e curar as feridas da guerra”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s