O Paraguai que atrai brasileiros

Valor Econômico
images?q=tbn:ANd9GcSFaggXk9CNInvWVsgGbkYngVJ3ERLiBFN5vjPtMr2QjEna6-W9Ug

(Foto: Divulgação)

Cresce o número de empresários brasileiros, especialmente de pequenas e médias companhias, que avaliam a possibilidade de investir no Paraguai como forma de baratear custos para enfrentar a concorrência chinesa.

Os indicadores da economia do país vizinho são, de fato, muito atraentes. Encargos trabalhistas de 16,5% do custo da mão de obra, carga tributária de apenas 10% de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e 10% de Imposto de Renda, além de energia abundante e 60% mais barata que no Brasil.

Assuntos relacionados – Indústria quer usar Paraguai contra a China

Para completar, o movimento sindical urbano é pouco atuante e são raras as reclamações trabalhistas. O governo se apresenta como francamente favorável ao setor privado, que ainda conta com risco cambial zero e possibilidade de exportar usando as preferências tarifárias de que o Paraguai usufrui por ser um país pobre.

As principais vantagens oferecidas pelo país vizinho são anteriores a Horácio Cartes, mas o empresário que virou presidente reforçou o ambiente favorável ao investimento privado. A principal lei que atrai empresários, a da "Maquila", é de 2000. Desde então, 60 empresas se instalaram no país para aproveitar os benefícios, sendo 70% delas brasileiras.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3442444/o-paraguai-que-atrai-brasileiros#ixzz2uL0qAi3Z

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s