O Paraguai que atrai brasileiros

Valor Econômico
images?q=tbn:ANd9GcSFaggXk9CNInvWVsgGbkYngVJ3ERLiBFN5vjPtMr2QjEna6-W9Ug

(Foto: Divulgação)

Cresce o número de empresários brasileiros, especialmente de pequenas e médias companhias, que avaliam a possibilidade de investir no Paraguai como forma de baratear custos para enfrentar a concorrência chinesa.

Os indicadores da economia do país vizinho são, de fato, muito atraentes. Encargos trabalhistas de 16,5% do custo da mão de obra, carga tributária de apenas 10% de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e 10% de Imposto de Renda, além de energia abundante e 60% mais barata que no Brasil.

Assuntos relacionados – Indústria quer usar Paraguai contra a China

Para completar, o movimento sindical urbano é pouco atuante e são raras as reclamações trabalhistas. O governo se apresenta como francamente favorável ao setor privado, que ainda conta com risco cambial zero e possibilidade de exportar usando as preferências tarifárias de que o Paraguai usufrui por ser um país pobre.

As principais vantagens oferecidas pelo país vizinho são anteriores a Horácio Cartes, mas o empresário que virou presidente reforçou o ambiente favorável ao investimento privado. A principal lei que atrai empresários, a da "Maquila", é de 2000. Desde então, 60 empresas se instalaram no país para aproveitar os benefícios, sendo 70% delas brasileiras.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3442444/o-paraguai-que-atrai-brasileiros#ixzz2uL0qAi3Z

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s