Censura: Governo da Venezuela bloqueia acesso a redes sociais e apps mensageiros

Governo da Venezuela bloqueia acesso a redes sociais e apps mensageiros

A crise que a Venezuela parece cada vez mais distante de um desfecho, seja para o governo do presidente Nicolás Maduro ou para os manifestantes da oposição. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o país agora enfrenta um bloqueio nas redes sociais, como o Facebook, Twitter, e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, canais bastante utilizado pelos grupos de oposição ao governo.

De acordo com a publicação, o acesso aos serviços estaria sendo bloqueado ou passando por constantes falhas técnicas, graças ao provedor CANTV, o serviço oficial do governo. O simulador de walkie talkie Zello, que é bastante popular na Venezuela e usado para chamar a população para manifestações nas ruas, seria um dos alvos do bloqueio: vários usuários locais reportaram problemas de uso nos últimos dias. O diretor do aplicativo, Bill Moore, já avisou que busca atualizações que liberem o serviço.

Manifestantes também procuram alternativas para acessarem as redes sociais proibidas, como tentar a conexão por provedores de outros países ou em redes particulares virtuais (VPNs).

Há alguns dias, o governo da Venezuela foi acusado de bloquear imagens consideradas violentas no Twitter. Após a denúncia chegar à imprensa internacional, a CANTV a desmentiu em um comunicado oficial qualquer envolvimento na “falha reportada por usuários”.

(Fonte: Blog Boca Maldita)

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s