Prefeitura de Piraquara agora disponibiliza o carnê de IPTU online

A medida beneficia e traz mais comodidade aos contribuintes que eventualmente não recebam o carnê pelo correio, ou que simplesmente queiram pagar com antecedência

Nesta semana os munícipes de Piraquara começaram a receber o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tributo que serve para a realização de melhorias no município. Em 2014, a comunidade conta com uma novidade relacionada às guias de pagamento do imposto, que agora estarão disponíveis na internet para serem impressas.

A medida beneficia e traz mais comodidade aos contribuintes que eventualmente não recebam o carnê pelo correio, ou que simplesmente queiram pagar com antecedência. O processo é simples, basta acessar o link www.seuiptu.com.br, preencher os campos CIDADE e INSCRIÇÃO CADASTRAL (número impresso no carnê) e clicar em acesse seu IPTU, pronto, uma 2ªVia estará disponível e o munícipe poderá imprimir os boletos.

O que é o IPTU ?

IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, está na Constituição (art. 156) e deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas que possuem imóveis em seu nome. O objetivo desta arrecadação é obter recursos financeiros para investimentos no município. O cálculo do IPTU está baseado no valor venal de cada imóvel (diferente do valor de mercado).

Como a maior parte da área de Piraquara é de proteção ambiental, o que impede a instalação de indústrias, a principal origem das verbas no município é o IPTU, que assim tem grande importância para a realização de obras e serviços pela Prefeitura.

Pagamento

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 10% até o dia 10 de março. O contribuinte também pode optar por pagar parcelado, com o vencimento da primeira parcela também no dia 10 de março. O imposto deve ser pago preferencialmente nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Caso o contribuinte não receba o carnê até o dia 06 de março, o mesmo deve comparecer na prefeitura para solicitação, ou acessar o site www.seuiptu.com.br e imprimir uma 2ª Via.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s