Prefeitura de Piraquara agora disponibiliza o carnê de IPTU online

A medida beneficia e traz mais comodidade aos contribuintes que eventualmente não recebam o carnê pelo correio, ou que simplesmente queiram pagar com antecedência

Nesta semana os munícipes de Piraquara começaram a receber o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tributo que serve para a realização de melhorias no município. Em 2014, a comunidade conta com uma novidade relacionada às guias de pagamento do imposto, que agora estarão disponíveis na internet para serem impressas.

A medida beneficia e traz mais comodidade aos contribuintes que eventualmente não recebam o carnê pelo correio, ou que simplesmente queiram pagar com antecedência. O processo é simples, basta acessar o link www.seuiptu.com.br, preencher os campos CIDADE e INSCRIÇÃO CADASTRAL (número impresso no carnê) e clicar em acesse seu IPTU, pronto, uma 2ªVia estará disponível e o munícipe poderá imprimir os boletos.

O que é o IPTU ?

IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, está na Constituição (art. 156) e deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas que possuem imóveis em seu nome. O objetivo desta arrecadação é obter recursos financeiros para investimentos no município. O cálculo do IPTU está baseado no valor venal de cada imóvel (diferente do valor de mercado).

Como a maior parte da área de Piraquara é de proteção ambiental, o que impede a instalação de indústrias, a principal origem das verbas no município é o IPTU, que assim tem grande importância para a realização de obras e serviços pela Prefeitura.

Pagamento

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 10% até o dia 10 de março. O contribuinte também pode optar por pagar parcelado, com o vencimento da primeira parcela também no dia 10 de março. O imposto deve ser pago preferencialmente nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Caso o contribuinte não receba o carnê até o dia 06 de março, o mesmo deve comparecer na prefeitura para solicitação, ou acessar o site www.seuiptu.com.br e imprimir uma 2ª Via.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s