Tomam posse os primeiros vereadores mirins da história de Pinhais

A iniciativa contou com o apoio da prefeitura e foi inspirada em projeto catarinense

Os vereadores mirins eleitos em novembro de 2013 tomaram posse, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Pinhais. Os jovens participarão quinzenalmente de sessões ordinárias e terão mandato de um ano, não havendo reeleição. Entre as atividades, incumbidas a eles neste período, está a elaboração de ofícios e requerimentos, além de promover a integração com a comunidade para conhecer as reivindicações cotidianas dos munícipes.

Presente na cerimônia, o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, elogiou o interesse demonstrado pelos estudantes. “Ver jovens, com tão pouca idade, já dispostos a se inteirar e discutir os temas relacionados ao município é admirável. Um exercício muito importante de cidadania. Tenham a certeza de que vocês já fazem parte da história desta cidade”, comenta.

A Secretaria Municipal de Educação, Andrea Franceschini, também enalteceu a importância do projeto para o futuro dos vereadores. “Acho muito interessante os jovens aprenderem desde cedo qual é o papel deles na sociedade. Isso os fortalece, os amadurece e agrega valores a vida em comunidade. Sem dúvida, isso culmina na formação de um cidadão melhor”, afirma.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Pinhais,vereador Gilberto Hartkopf, a intenção é mostrar aos jovens as ações realizadas pelo legislativo. “Queremos fazer com que eles compreendam o dia a dia do município e saibam as atribuições inerentes ao cargo de vereador. Isso ajudará a própria comunidade a conhecer o nosso trabalho”, conclui.

A eleição dos vereadores mirins foi realizada em 11 estabelecimentos de ensino da rede pública e particular da cidade, no último dia 13 de novembro. Com 271 votos recebidos, a estudante de 11 anos, Beatriz Soares Souza é uma das representantes do Colégio Estadual Professora Ottília Homero da Silva. A jovem conta que esta experiência será importante para a promoção de mudanças no município. “Temos a possiblidade de sugerir projetos para a transformação da cidade com a nossa visão, e não só com a mentalidade dos adultos”, explica.

Vereadores Mirins empossados na solenidade

Beatriz Soares de Souza

Cristhopher Santos

Cristofer Bispo

Fabiana Gouveia

Guilherme Zanini

Jessica Barbosa

Ketlyn Rafaela O. A. Silva

Matheus Silva

Nicole Machado Meloni

Paulo Sérgio Pinheiro

Pedro Henrique Dias Machtura

Rafaela A. Nascimento

Samara Alves dos Santos

Silvanah Rebecca S. Pereira

Vinícius Antônio Fernandes da Silva

Vinícius Fernando Marcolino

Yuri Matheus Antunes Mello

O projeto

O projeto “Vereadores Mirins de Pinhais” foi idealizado pela assistente social, Soraia Goginski, que juntamente com o presidente da câmara, vereador Gilberto Hartkopf, visitou a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Na oportunidade, eles puderam conhecer de perto a iniciativa catarinense, considera um modelo para o Brasil e que inspirou a criação de concepção semelhante em Pinhais.

A lei 1418/2013 que cria no âmbito municipal a Câmara Mirim de Pinhais tem como objetivo aproximar os colégios da Câmara de Vereadores. Os eleitos devem estar cursando entre o 6º e 8º ano do ensino fundamental e representar diferentes escolas da rede pública e particular. Por meio deste programa, os vereadores mirins terão oportunidade de entender a importância da participação política, contribuindo desta forma para a prática da cidadania e democracia, envolvendo alunos, pais, professores e comunidade.

Confira mais fotos da solenidade de posse.

(AsCom)

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s