Coluna do Dia: Surpreendentemente PCdoB se coloca contra Lei Anti-Terrorismo proposta por governo Dilma

Bancada do PCdoB em Brasília. (Foto: Portal Vermelho).

Por Rodini Netto

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), partido da base aliada do Governo Federal desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula, surpreendeu ao manifestar-se contrário e definir, em reunião de bancada, que não votará alterações na legislação vigente.

Supreendente, também, é a fala da deputada federal Jandira Feghali (RJ), que afirmou que “a bancada do PCdoB na Câmara discute o quadro de avanço ou recrudescimento da direita reacionária que busca aprovar uma lei antiterrorismo no Brasil, na verdade tendo como objeto a esquerda e os movimentos sociais”. Mas, na verdade, a proposta de alteração da legislação vigente parte do governo federal, encabeçada pelo Ministério da Justiça, do governo aliado ao qual o PCdoB faz parte.

Ainda, segundo a deputada, “nós fizemos análise da legislação internacional e das leis brasileiras e chegamos a seguinte conclusão: Não há terrorismo no Brasil e não há necessidade de nova legislação porque o que nós temos já é suficiente para punir todos os crimes que se apresentaram até hoje no Brasil”.

A “Tática” desta “esquerda” que está aí, é sempre a mesma: quem quer mudanças são apenas os reacionários, os donos do capital exploratório, e o governo imperialista ianque…

O discurso não muda…

Mas a lei, desnecessária que realmente é, pode gerar a perda da liberdade não só dos movimentos sociais e organizações populares e partidos de esquerda, como supõe a deputada. Pode, sim, levar à perda das garantias constitucionais de liberdade de expressão, da censura prévia à imprensa, e das garantias mais básicas de liberdade do cidadão.

Vale lembrar que o PCdoB foi o responsável pela malfadada Guerrilha do Araguaia, nos anos de 1970, contra a ditadura militar que existia no país.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Brasil, Coluna do Dia, Política, Rodini Netto e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s