Coluna do Dia: Surpreendentemente PCdoB se coloca contra Lei Anti-Terrorismo proposta por governo Dilma

Bancada do PCdoB em Brasília. (Foto: Portal Vermelho).

Por Rodini Netto

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), partido da base aliada do Governo Federal desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula, surpreendeu ao manifestar-se contrário e definir, em reunião de bancada, que não votará alterações na legislação vigente.

Supreendente, também, é a fala da deputada federal Jandira Feghali (RJ), que afirmou que “a bancada do PCdoB na Câmara discute o quadro de avanço ou recrudescimento da direita reacionária que busca aprovar uma lei antiterrorismo no Brasil, na verdade tendo como objeto a esquerda e os movimentos sociais”. Mas, na verdade, a proposta de alteração da legislação vigente parte do governo federal, encabeçada pelo Ministério da Justiça, do governo aliado ao qual o PCdoB faz parte.

Ainda, segundo a deputada, “nós fizemos análise da legislação internacional e das leis brasileiras e chegamos a seguinte conclusão: Não há terrorismo no Brasil e não há necessidade de nova legislação porque o que nós temos já é suficiente para punir todos os crimes que se apresentaram até hoje no Brasil”.

A “Tática” desta “esquerda” que está aí, é sempre a mesma: quem quer mudanças são apenas os reacionários, os donos do capital exploratório, e o governo imperialista ianque…

O discurso não muda…

Mas a lei, desnecessária que realmente é, pode gerar a perda da liberdade não só dos movimentos sociais e organizações populares e partidos de esquerda, como supõe a deputada. Pode, sim, levar à perda das garantias constitucionais de liberdade de expressão, da censura prévia à imprensa, e das garantias mais básicas de liberdade do cidadão.

Vale lembrar que o PCdoB foi o responsável pela malfadada Guerrilha do Araguaia, nos anos de 1970, contra a ditadura militar que existia no país.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Brasil, Coluna do Dia, Política, Rodini Netto e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s