Mais do que na hora: TJPR decide nesta quinta-feira se Carli Filho vai a júri popular

Da Banda B

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) deve julgar nesta quarta-feira (13) se o caso do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho vai ou não a júri popular. Ele é acusado de matar dois jovens em um grave acidente de trânsito em maio de 2009, em Curitiba.

carli-filho-100214-bandab

(Foto: Divulgação)

O órgão vai decidir se ele será julgado como autor de homicídio de dolo eventual (quando se assume o risco de matar) ou como homicídio culposo (sem intenção de matar) pela Vara comum de trânsito. A informação foi divulgada pelo advogado assistente de acusação Elias Mattar Assad.

O julgamento pelo júri popular chegou a ser marcado, em Curitiba, para o dia 26 de março de 2013, mas foi suspenso por ordem do Supremo Tribunal de Justiça, com base em argumentos apresentados pela defesa, que alegou problemas técnicos durante o andamento do processo e exigiu um novo parecer.

Caso o TJPR determine julgamento pelo júri, as penas variam entre 12 e 30 anos, com regime fechado. Já em caso de julgamento pela vara comum de trânsito, como acidente, a pena dificilmente será superior a quatro anos, com regime aberto.

Outro tema que será decidido pelo TJPR, é referente ao exame de alcoolemia feito sem o consentimento do acusado. Nesta questão, enquanto o acusado estava internado no Hospital Evangélico de Curitiba, foram colhidas judicialmente amostras de sangue do laboratório daquela casa hospitalar. Tal exame foi descartado do processo e alvo de recurso por parte do Ministério Público, que insiste na validade da prova.

Segundo Assad, na pauta de julgamento do TJ também estará a questão da inserção ou não do exame de alcoolemian feito sem o consentimento do acusado. O teste foi realizado enquanto o ex-deputado estava internado no Hospital Evangélico, na capital, com amostras de sangue colhidas judicialmente do laboratório da instituição de saúde.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s