Mais do que na hora: TJPR decide nesta quinta-feira se Carli Filho vai a júri popular

Da Banda B

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) deve julgar nesta quarta-feira (13) se o caso do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho vai ou não a júri popular. Ele é acusado de matar dois jovens em um grave acidente de trânsito em maio de 2009, em Curitiba.

carli-filho-100214-bandab

(Foto: Divulgação)

O órgão vai decidir se ele será julgado como autor de homicídio de dolo eventual (quando se assume o risco de matar) ou como homicídio culposo (sem intenção de matar) pela Vara comum de trânsito. A informação foi divulgada pelo advogado assistente de acusação Elias Mattar Assad.

O julgamento pelo júri popular chegou a ser marcado, em Curitiba, para o dia 26 de março de 2013, mas foi suspenso por ordem do Supremo Tribunal de Justiça, com base em argumentos apresentados pela defesa, que alegou problemas técnicos durante o andamento do processo e exigiu um novo parecer.

Caso o TJPR determine julgamento pelo júri, as penas variam entre 12 e 30 anos, com regime fechado. Já em caso de julgamento pela vara comum de trânsito, como acidente, a pena dificilmente será superior a quatro anos, com regime aberto.

Outro tema que será decidido pelo TJPR, é referente ao exame de alcoolemia feito sem o consentimento do acusado. Nesta questão, enquanto o acusado estava internado no Hospital Evangélico de Curitiba, foram colhidas judicialmente amostras de sangue do laboratório daquela casa hospitalar. Tal exame foi descartado do processo e alvo de recurso por parte do Ministério Público, que insiste na validade da prova.

Segundo Assad, na pauta de julgamento do TJ também estará a questão da inserção ou não do exame de alcoolemian feito sem o consentimento do acusado. O teste foi realizado enquanto o ex-deputado estava internado no Hospital Evangélico, na capital, com amostras de sangue colhidas judicialmente do laboratório da instituição de saúde.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s