Paulo Bernardo defende controle da mídia e quer regulação da internet

Da Folha de S.Paulo:

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) defendeu nesta segunda-feira (3) a volta do debate da regulação da mídia.

Em um momento em que a volta do debate pelo controle dos meios de comunicação por alas do PT culminaram na saída de Helena Chagas da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o ministro refutou, entretanto, que o governo queira encampar regulação de conteúdo.

“Em primeiro lugar eu sou favorável à regulação da mídia. Eu acho que sempre falei isso, sempre defendi. Nós precisamos apenas nos colocar sobre qual vai ser o modelo, sobre qual a forma de conduzir isso, se nós vamos fazer um projeto único ou por partes”, disse Bernardo.

“Eu, por exemplo, tenho uma visão sobre o projeto que o ministro Franklin [Martins, ex-ministro chefe da Secretaria de Comunicação
Social] trabalhava que eu acho que temos que incluir questões essenciais, por exemplo, sobre o que acontece na mídia de internet”, continuou.

Segundo ele, o governo deve impor controle sobre empresas que monopolizam o mercado da internet e criam situações de competição desigual e tributação diferenciada. “Acho que o Google está se tornando o grande monopólio da mídia. E a gente vê assim uma disputa entre teles e TVs que, provavelmente, se durar mais alguns anos o Google vai engolir os dois.”

“Inclusive, os meus companheiros do PT que às vezes se colocam favoráveis a esse tema é importante contribuir também com ideias e com o que vamos fazer a respeito dessas questões. É uma relação que acaba ficando assimétrica, de empresas que começam a vender serviços pela internet e não tem as mesmas responsabilidades que os veículos tradicionais”, continuou Bernardo.

Segundo ele, uma forma é começar a taxar a publicidade que hoje é paga no exterior. “Não estou falando de regular conteúdo. Sou absolutamente contra. Agora, nós podemos ter dois tipos de veículo vendendo publicidade? Um pagando imposto e outro pagando nada? Isso eu acho que tem de ser visto. Essa discussão eu coloco assim até como um elemento para contribuir com um eventual debate.

Alan Marques-07.nov.2013/Folhapress
Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília
ELEIÇÕES

Bernardo também atacou a oposição, ao dizer que ela “só sabe ler jornal, comentar e correr atrás do que algumas matérias dizem”. “E se você olhar além do governo, o que a oposição tem a dizer? Nada. Você olha e o que eles têm falado de emprego? Quando o PSDB governou o País, o que eles fizeram em termo de emprego? Nada. As pessoas falam assim ‘Mas em 2013, gerou pouco emprego’. É, gerou menos do que nos anos, mas é mais que o FHC gerou em oito anos”, disse o ministro.

Para ele, a avaliação de Dilma cresceu nos últimos meses. Disse também que “eleição presidencial é muito difícil”, mas que ela tem condições de se reeleger. “Fácil, não, mas vai se reeleger.”

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

