Coluna Lendo a Lê, de Letizia Abbate Fiala, publicada hoje n’A Gazeta do Iguaçu

Via blog Boca Maldita

PARAGUAI – ADELANTE!
Sabem o que aconteceu com o Paraguai em 2013?? Cresceu 14%! Segundo relatório do Banco Mundial, o Paraguai teve no ano passado o terceiro maior crescimento econômico do mundo, despontando como o País que mais cresce no continente. Em 2013, a economia paraguaia se “descolou” da economia brasileira, à qual tradicionalmente é ligada e registrou um crescimento cinco vezes maior do que o Brasil que computou 2,2% de crescimento.

ANTES E DEPOIS
Interessante destacar que em 2012, a economia paraguaia havia sofrido retração de 0,9%. Para 2014, a expectativa é de crescimento ainda maior. O país continua aberto aos investimentos externos, com livre circulação de bens e divisas. Além disso, a legislação tributária é descomplicada e, ao contrário da nossa, oferece segurança jurídica.

CHACO PARAGUAIO
Além disso, o Paraguai tem o Chaco. Vários investidores brasileiros se preparam para grandes investimentos naquela região que possui 250 mil km2 de matas e pastagens e população aproximada de 400 mil. Seja pela nossa histórica irmandade, seja por fazer fronteira com Mato Grosso do Sul, os brasileiros empreendedores são maioria, em especial, na área de irrigação e prometem transformar o Chaco no novo celeiro produtivo.

CORRIDA ELEITORAL
Parece que já foi dada a largada para a corrida eleitoral de 2014. As maiores especulações giram em torno do PMDB e da incógnita se o partido lançará candidato próprio ao governo do Paraná, se apoiará a reeleição do governador Beto Richa (PSDB) ou se caminhará com a candidata Gleisi Hoffmann (PT). Mas não dá para menosprezar a movimentação de outros quatro políticos paranaenses que organizam suas pré-campanhas com vistas à conquista do Palácio Iguaçu. Estamos falando do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PHS), do empresário Joel Malucelli (PSD), da deputada federal Rosane Ferreira (PV) e do assistente administrativo Bernardo Pilotto (PSol) que garantem candidatura com seus nomes registrados nas urnas eletrônicos do próximo outubro.

PSD FOZ
O Partido Social Democrático de Foz do Iguaçu realizou o primeiro encontro de 2014 e reafirmou o apoio à candidatura de Joel Malucelli ao Governo do Paraná e ao Senado – Eduardo Sciarra. Para deputado estadual e federal o nome do ex-vice-prefeito, Chico Brasileiro desponta como favorito, deixando Chico na confortável posição de decidir até a primeira quinzena de fevereiro a qual cargo pretende concorrer.

MARIA VICTÓRIA
Uma princesa que traz MARIA no nome se transforma numa guerreira e unindo com VICTÓRIA vem a certeza de muitas realizações. Com sua doçura e talento, é só curtir a felicidade ! Te Amo!

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Blogs, Economia, Internacional, Política e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s