Coluna Lendo a Lê, de Letizia Abbate Fiala, publicada hoje n’A Gazeta do Iguaçu

Via blog Boca Maldita

PARAGUAI – ADELANTE!
Sabem o que aconteceu com o Paraguai em 2013?? Cresceu 14%! Segundo relatório do Banco Mundial, o Paraguai teve no ano passado o terceiro maior crescimento econômico do mundo, despontando como o País que mais cresce no continente. Em 2013, a economia paraguaia se “descolou” da economia brasileira, à qual tradicionalmente é ligada e registrou um crescimento cinco vezes maior do que o Brasil que computou 2,2% de crescimento.

ANTES E DEPOIS
Interessante destacar que em 2012, a economia paraguaia havia sofrido retração de 0,9%. Para 2014, a expectativa é de crescimento ainda maior. O país continua aberto aos investimentos externos, com livre circulação de bens e divisas. Além disso, a legislação tributária é descomplicada e, ao contrário da nossa, oferece segurança jurídica.

CHACO PARAGUAIO
Além disso, o Paraguai tem o Chaco. Vários investidores brasileiros se preparam para grandes investimentos naquela região que possui 250 mil km2 de matas e pastagens e população aproximada de 400 mil. Seja pela nossa histórica irmandade, seja por fazer fronteira com Mato Grosso do Sul, os brasileiros empreendedores são maioria, em especial, na área de irrigação e prometem transformar o Chaco no novo celeiro produtivo.

CORRIDA ELEITORAL
Parece que já foi dada a largada para a corrida eleitoral de 2014. As maiores especulações giram em torno do PMDB e da incógnita se o partido lançará candidato próprio ao governo do Paraná, se apoiará a reeleição do governador Beto Richa (PSDB) ou se caminhará com a candidata Gleisi Hoffmann (PT). Mas não dá para menosprezar a movimentação de outros quatro políticos paranaenses que organizam suas pré-campanhas com vistas à conquista do Palácio Iguaçu. Estamos falando do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros (PHS), do empresário Joel Malucelli (PSD), da deputada federal Rosane Ferreira (PV) e do assistente administrativo Bernardo Pilotto (PSol) que garantem candidatura com seus nomes registrados nas urnas eletrônicos do próximo outubro.

PSD FOZ
O Partido Social Democrático de Foz do Iguaçu realizou o primeiro encontro de 2014 e reafirmou o apoio à candidatura de Joel Malucelli ao Governo do Paraná e ao Senado – Eduardo Sciarra. Para deputado estadual e federal o nome do ex-vice-prefeito, Chico Brasileiro desponta como favorito, deixando Chico na confortável posição de decidir até a primeira quinzena de fevereiro a qual cargo pretende concorrer.

MARIA VICTÓRIA
Uma princesa que traz MARIA no nome se transforma numa guerreira e unindo com VICTÓRIA vem a certeza de muitas realizações. Com sua doçura e talento, é só curtir a felicidade ! Te Amo!

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Blogs, Economia, Internacional, Política e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s