Contraste: Agricultura familiar ganhou incentivos e cresceu no Governo Requião

TRATOR1
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) tem falado de suas idéias para formar um plano de governo para o Paraná. Ele já falou sobre saúde, segurança, programas sociais e educação. Nesta segunda-feira (20) o tema foi a agricultura. “Eu não sei se os possíveis ou pretensos candidatos ao governo do Paraná tomaram conhecimento alguma vez na vida que mais de 70% de tudo aquilo que consumimos diariamente vem da pequena agricultura. Será que eles sabiam?”, questionou.

Requião lembrou que a grande agricultura produz soja, milho, carne, açúcar para a exportação. Mas que a comida do dia-a-dia da mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar. “Se os pequenos agricultores são tão importantes assim para a nossa vida, eu pergunto: o que é que os candidatos e as candidatas ao Governo do Paraná já fizeram ou pretendem fazer para garantir que os alimentos continuem chegando à nossa mesa com fartura, qualidade e preço barato?”.

Quando foi governador, o senador encontrou os pequenos agricultores sem a ajuda do governo, sem financiamentos, sem tratores e máquinas agrícolas, sem assistência técnica, sem boas estradas. O resultado era o êxodo rural. “Por isso, coloquei em prática uma política de forte apoio à pequena agricultura produtora de alimentos. Para começar, criei o ‘Fundo de Aval, para garantir o empréstimo dos agricultores”, lembrou.
Pelo programa, o garantidor do empréstimo aos pequenos agricultores passou a ser o próprio Estado Paraná. Além do “Fundo de Aval”, Requião implantou o programa “Trator Solidário” para financiar máquinas a preços bem abaixo do mercado. Mais de oito mil tratores foram distribuídos até 2010.

Outro programa de grande sucesso foi a “Irrigação Noturna”, que fornecia energia elétrica mais barata para os agricultores que irrigassem as propriedades à noite. “Vocês não imaginam os milagres que a irrigação produz. Ao mesmo tempo, contratei mais técnicos, mais agrônomos e veterinários para dar apoio à pequena agricultura. Enfim, investi como nenhum outro governador investiu para fortalecer a pequena agricultura produtora de alimentos”, relatou.

O resultado veio rápido: pela primeira vez em décadas, o Estado conseguiu reverter o êxodo rural e aumentar a produção das pequenas propriedades rurais. “Mas, tristemente, vejo os nossos programas de apoio à pequena agricultura serem aos abandonados pelo atual governador”, disse Requião, questionando a experiência e propostas dos possíveis candidatos ao Governo do Paraná para a agricultura familiar.

https://soundcloud.com/senador-requiao/ideias-e-propostas-para-1

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s