Mercado Imobiliário: Em Curitiba, valorização dos imóveis chega a 36%, a maior do País

Do Bem Paraná:

O preço dos imóveis residenciais em Curitiba subiu 36% no ano de 2013 – a maior alta entre as 16 cidades acompanhadas pelo Índice Fipezap Ampliado, divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa é feita a partir dos anúncios no site Zap. Na média, o preço dos imóveis residenciais no País subiu 13,7% em todo o ano de 2013.

Os imóveis que apresentaram a maior valorização em Curitiba, segundo o Fipezap, foram os de um quarto, com alta de 39,8% entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013. Em seguida aparecem os imóveis com dois quartos, com alta de 37,9%, de três quartos, alta de 34,1% e de quatro quartos ou mais, com alta de 22,8%.

Até junho de 2012, apenas sete cidades faziam parte da pesquisa, que compunham do Índice Fipzap Composto – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Assim, não é possível comparar o índice ampliado de 2013 com o de 2012. Entre as sete cidades, o aumento verificado no ano no preço dos imóveis foi de 12,7%.

A menor variação dos preços no ano de 2013 foi registrada em Brasília, onde o preço médio subiu 4,2%, patamar menor do que a inflação. A projeção do boletim Focus para o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) no ano é de 5,7%.

Em São Paulo, maior mercado imobiliário do País, os preços cresceram 13,9% em 2013, patamar abaixo dos 15,8% de 2012. No Rio de Janeiro, a alta foi de 15,2%, resultado levemente superior aos 15,0% do ano anterior.

Belo Horizonte encerrou 2013 com alta de 9,7% nos preços dos imóveis residenciais, Salvador com 10,7%, Fortaleza com 14,1%, e Recife com 13,4%.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Mercado Imobiliário. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s