Diretor de teatro joga carro contra portão do palácio presidencial de Paris

Último Segundo

Italiano manifestava contra cortes no financiamento das artes em Paris. Ferido, ele está sob custódia em hospital

Um diretor de teatro jogou seu carro contra o portão do palácio presidencial da França nesta quinta-feira (26) durante protesto contra cortes governamentais no financiamento das artes, disseram autoridades e a polícia. O diretor, um italiano de 67 anos, foi preso quando tentava forçar a passagem através do Grille du Coq (Portão do Galo), que data do século 19 e conduz aos jardins do Palácio do Eliseu.

14toy97f989q66fk5aaturmwh.jpg AP Carro usado em protesto é guinchado em frente ao Palácio do Eliseu, em Paris

Ele protestava contra cortes em subsídios para seu pequeno teatro parisiense, a Comédia Italiana, disse uma fonte da polícia, acrescentando que o homem ficou levemente ferido na colisão e estava sob custódia em um hospital de Paris.

Segundo a fonte, o homem havia sido preso primeiramente na quarta-feira (25) à tarde, perto do palácio, depois de tirar de seu carro um boneco de Arlequim – personagem da Commedia dell’Arte – e atear-lhe fogo. "Ele então jogou em volta panfletos criticando os cortes nos subsídios ao seu teatro", disse a fonte. A polícia o havia prendido, mas logo depois o soltou.

O presidente da França, o socialista François Hollande, cortou as verbas tradicionalmente generosas para a cultura, como parte de seus esforços de redução do déficit orçamentário do país.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s