Rússia desloca mísseis nucleares para perto das fronteiras da UE

Mísseis russos foram movimentados, mas país não vê motivos para protestos (Wikipédia – Commons)

Brasília – O Ministério da Defesa russo comunicou hoje (16) o deslocamento de mísseis nucleares Iskander para perto das fronteiras com a União Europeia (UE). A movimentação russa foi uma resposta à instalação de escudo de defesa aéreo norte-americano na mesma área. O ministro da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, confirmou o posicionamento dos mísseis em Kaliningrado – território russo entre a Lituânia e a Polônia – e disse que a medida não viola qualquer norma internacional.

Leia mais notícias

“O sistema de míssil tático-operacional Iskander foi de fato enviado às forças de mísseis e artilharia do distrito militar ocidental”, disse o ministro por meio do porta-voz. De acordo com a Defesa russa, como não há qualquer desrespeito à lei internacional, não há motivo por que países ocidentais protestarem sobre ao posicionamento militar.

Em 2011, a Rússia admitiu o envio de mísseis de curto e médio alcance para as fronteiras orientais da União Europeia, em resposta à instalação do sistema de defesa de mísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Os Estados Unidos e a Otan argumentam que o escudo não é contra a Rússia, mas destinado a proteger o Ocidente de potenciais ataques de “Estados párias”. Os russos, no entanto, receiam que o sistema possa se tornar uma ofensiva, pois é formado por radares e satélites que orientam a trajetória dos mísseis.

*Com informações da Agência Lusa e a da Itar Tass

Anúncios

Sobre Rodini Netto

- Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294) e Consultor em Comunicação Política. - Editor do Blog Moeda Livre Economia Digital - Fundador e Editor do Jornal Diário de Piraquara (2008). - Editor do Blog Meandros da Política (2008-2016).
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s