Rússia desloca mísseis nucleares para perto das fronteiras da UE

Mísseis russos foram movimentados, mas país não vê motivos para protestos (Wikipédia – Commons)

Brasília – O Ministério da Defesa russo comunicou hoje (16) o deslocamento de mísseis nucleares Iskander para perto das fronteiras com a União Europeia (UE). A movimentação russa foi uma resposta à instalação de escudo de defesa aéreo norte-americano na mesma área. O ministro da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, confirmou o posicionamento dos mísseis em Kaliningrado – território russo entre a Lituânia e a Polônia – e disse que a medida não viola qualquer norma internacional.

Leia mais notícias

“O sistema de míssil tático-operacional Iskander foi de fato enviado às forças de mísseis e artilharia do distrito militar ocidental”, disse o ministro por meio do porta-voz. De acordo com a Defesa russa, como não há qualquer desrespeito à lei internacional, não há motivo por que países ocidentais protestarem sobre ao posicionamento militar.

Em 2011, a Rússia admitiu o envio de mísseis de curto e médio alcance para as fronteiras orientais da União Europeia, em resposta à instalação do sistema de defesa de mísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Os Estados Unidos e a Otan argumentam que o escudo não é contra a Rússia, mas destinado a proteger o Ocidente de potenciais ataques de “Estados párias”. Os russos, no entanto, receiam que o sistema possa se tornar uma ofensiva, pois é formado por radares e satélites que orientam a trajetória dos mísseis.

*Com informações da Agência Lusa e a da Itar Tass

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s