Requião emplaca CPI do Transporte Público e indaga: o PT tem medo?

requiao-cpi-transporte-publico-PT-governo-senado-2

Uma pergunta no mínimo interessante estava sendo feita ontem no Twitter pelo senador Roberto Requião (PMDB) e seu filho, Mauricio Requião: do que o PT tem medo? A indagação surgiu pela visível pressão do governo federal e do PT, que fez com que 14 dos 40 senadores que inicialmente haviam assinado o requerimento de abertura da CPI do Transporte Público, protocolada por Requião, retirassem seus nomes na última hora.

Requião não desistiu e, nos últimos cinco minutos, conseguiu protocolar o pedido da CPI com duas assinaturas a mais do necessário. O Senado então confirmou nesta sexta-feira a criação da CPI e agora os líderes indicarão os integrantes. Segundo o paranaense, a comissão vai investigar as elevadas tarifas de transporte coletivo urbano no país e verificar que medidas podem ser tomadas pelo poder público para enfrentar a questão.

Na justificativa do requerimento, Requião destacou diversas irregularidades que têm sido praticadas em detrimento da população e que têm contribuído para o aumento das tarifas. Entre elas, os vícios em processos licitatórios que inibem a concorrência, falhas na condução dos contratos e falta de publicidade das planilhas de custos que permitiriam uma avaliação correta da relação entre as despesas e as tarifas do transporte.

“Pretendo com essa CPI, antes de tudo, fazer valer o direito do cidadão usuário de ônibus urbanos a receber do Parlamento o efetivo serviço de fiscalização dos processos de contratação, condução, definição de tarifas e concessão de subsídios”, afirmou o senador paranaense.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s