“Cabe impeachment contra Joaquim Barbosa,” diz jurista

Segundo Celso Bandeira de Mello, o Senado pode tomar uma atitude diante dos excessos no processo do “mensalão”

O jurista Celso Bandeira de Mello, professor de direito da PUC-SP, criticou as decisões tomadas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa sobre a prisão dos condenados do chamado “mensalão”. “Cabem providências jurídicas contra ele [Joaquim Barbosa], entre elas oimpeachment. Joaquim

Qualquer coisa que aconteça com o José Genoíno será responsabilidade do Joaquim Barbosa,” disse Bandeira de Mello em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo nesta sexta-feira 22. Segundo o jurista, o Senado seria a instância adequada para um pedido de impeachment de Barbosa, já que segundo a Constituição cabe à casa legislativa “julgar” ministros do Supremo.

O ex-presidente do PT José Genoíno foi preso na última sexta-feira 15. Mesmo alegando problemas de saúde, foi levado de São Paulo ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. De lá, ele foi transferido nesta quinta-feira 21 para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, após autorização do presidente do STF, seguindo pedidos de sua defesa. Segundo relatório do instituto, ele apresentava problemas de pressão alta.

O diretório nacional do PT chegou a se manifestar contra a postura de Barbosa, mas parte do partido fez com que a ideia de processá-lo fosse, a princípio, abortada.

Ao portal iG, o jurista fez mais críticas às atitudes de Barbosa. “Acho que é mais um problema de maldade. Ele é uma pessoa má. Falo isso sem nenhum preconceito com a pessoa dele pois já o convidei para jantar na minha casa. Mas o que ele faz é simplesmente maldade”, afirma Bandeira de Mello, que também é advogado.

FONTE: CARTA CAPITAL

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s