´Atividades marcam comemorações do Dia da Consciência Negra em Pinhais

O Colégio Leocádia Braga Ramos foi um dos que realizou evento em alusão à data, com exposições, palestras e apresentação de capoeira

No dia em que se comemora o Dia da Consciência Negra, diversas atividades marcam a data no município de Pinhais, com o intuito de repassar a importância da história e cultura afro-brasileiras. O Colégio Leocádia Braga Ramos foi um dos que realizou evento em alusão à data. E assim como ele outras unidades de ensino de Pinhais, desenvolveram a temática com seus alunos.

Durante o dia os alunos puderam assistir a palestra ministradas pelas representantes do Núcleo de Educação da Área Metropolitana Norte, Célia Regina e Luciana, que abordaram a temática da consciência humana e respeito pela diversidade. Além disso, as exposições criadas com base nos cinco sentidos do corpo humano, audição, visão, olfato, tato e paladar, representaram em trabalhos manuais, atividades de intervenção, culinária, dentre outros, a cultura afro-brasileira.

Os trabalhos foram feitos pelos próprios alunos, orientados pelos professores que fazem parte da Equipe Multidisciplinar, do Colégio, a qual é formada por professores, pedagogos e educadores, e tem a função de desenvolver projetos relacionados às questões étnico-raciais.

A diretora auxiliar do período da manhã, Neuza Wagatsuma, explica que o projeto surgiu no ano passado, a partir do envolvimento de alguns professores e da vontade de trabalhar algo diferente com os alunos. “Este é um tema que vem sendo aplicado em sala de aula e a dedicação de todos foi fundamental, agradeço muito pela colaboração”, ressaltou Neuza. “Sempre digo que professor sem aluno não é professor, e a participação dos alunos foi essencial, eles entenderam a mensagem principal, da conscientização de que todos somos iguais, e ainda da importância de se valorizar as diferentes etnias”, afirmou a diretora auxiliar.

O evento contou ainda com a participação do grupo de capoeira do Centro da Juventude de Pinhais, o qual também fez uma apresentação no CMEI Monteiro Lobato, na última terça-feira, em comemoração ao dia. Em algumas exposições, trabalhos de alunos da Escola Municipal João Leal, abrilhantaram ainda mais as exibições.

“Para nós foi um prazer colaborar com uma iniciativa que marca uma data tão importante a história do nosso país”, acrescentou Jorge Ricardo, coordenador do Centro da Juventude de Pinhais.

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s