Deputados rejeitam projeto que proíbe bebidas alcoólicas em postos de combustíveis

O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) votou a favor do projeto de lei 838/11, de autoria do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que proíbe o comércio de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis no Paraná. A proposta foi rejeitada, recebendo 26 votos contrários e apenas 15 favoráveis, e gerou um debate acalorado na sessão desta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa.

Rasca lamentou a derrubada do projeto e disse que postos de combustíveis e bebidas alcoólicas não combinam. “A venda de bebidas alcoólicas em postos não deve ser vista como salvador da atividade econômica dos estabelecimentos. Estão desfocando o que realmente interessa. A maioria dos acidentes nas estradas têm origem na bebida e isso está acima de qualquer interesse econômico”, defendeu Rasca em seu pronunciamento.

“É uma questão de bom senso. Recentemente proibimos essas mesmas bebidas em estádios de futebol, por que não proibirmos em postos?”, questionou. “O trânsito mata cada vez mais e não importa onde às bebidas são compradas. Agora é fato que permitir a venda delas em postos aumenta a proporção de motoristas alcoolizados, e com isso, os acidentes nas estradas”, completou Rasca.

Já o deputado Pedro Lupion (DEM), contrário à proibição, apresentou números que justificam sua posição. “Do lucro dos postos, 45% provém das suas lojas de conveniências, e destes, 27% são oriundos de bebidas alcoólicas. Estamos lesando os estabelecimentos por vendarem algo que é permitido”, alegou Lupion.

Veja os deputados que votaram contra e a favor no link:

http://www.alep.pr.gov.br/transparencia/wp-content/uploads/2013/11/ITEM-03-2%C2%AA-DISC-PL-83811.pdf

Anúncios

Sobre Rodini Netto

Jornalista de profissão, editor dos Blogs Meandros da Política (Brasil), Versão Brasileira (Europa). Diretor do Jornal Diário de Piraquara Consultor de Comunicação Digital
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s